top of page

Separe um lugar especial e cuide para que o seu álbum dure muito

Bons álbuns duram anos, décadas, e quando bem cuidados se mantém super conservados e funcionais. Claro que aprendi sobre conservação e manuseio, mais do que isso - aprendi também a escolher ótimos fornecedores (papéis, acabamentos, tecidos) que pudessem me ajudar a modernizar esta peça decorativa e histórica das famílias.


Álbum fotográfico com a capa envolvente com foto predominantemente preta com detalhes da fachada de um restaurante e um carro borrado na imagem passando em frente desta fachada.
Álbuns com capa envolvente se tornam um lindo objeto de decoração.

Os álbuns que produzo são peças duráveis, de alta qualidade e super resistentes. O conjunto de materiais (papéis profissionais, acabamentos, colas, tintas...) fazem 99% do trabalho de proteção e conservação, mas é preciso estar atento ao 1% de cuidado que pode arruinar toda tecnologia e tradição deste objeto cheio de histórias para perpetuar.


Recebi meu álbum


Eles merecem um lugar especial. Álbuns fotográficos devem fazer parte da sua decoração, do seu cotidiano e da sua vida. Um dia alegre (ou até mesmo um dia difícil) ficam melhores quando resgatamos sentimentos e lembranças de ocasiões especiais.

  • Deixe seus álbuns respirarem: logo que recebê-los você pode identificar um cheiro químico mais acentuado, isso se deve aos elementos presentes em fixadores de cor, cola, acabamentos e pelo próprio processo de higienização que realizo antes de enviá-los para as famílias. Deixe o seu álbum longe do alcance de crianças ou pessoas mais sensíveis por alguns dias.

  • Cuidado com o sol e calor extremo: mantenha-o longe da luz direta do sol, os raios UV danificam qualquer objeto. O calor intenso também pode afetar a composição dos papéis e bases cartonadas que utilizamos na produção da capa do seu álbum.

  • Cuidado com a umidade ou frio intensos: evite guardá-los em locais que possuem sinais de umidade ou muito frios. A água em excesso pode decompor e misturar as cores das fotos mesmo por baixo de todas as proteções que aplicamos nas páginas (damos um banho químico protetor com fixadores e vernizes nas páginas).

 

Curiosidade: seu álbum é embalado de maneira especial (a história do Furoshiki, por Wikipedia).

Furoshiki

Os primeiros panos furoshiki foram os tsutsumi ("envoltório"), usados durante o período Nara como proteção para objetos preciosos do templo. No período Heian, panos chamados hiratsusumi ("平裏/平包"), que significa "envoltório plano", eram usados para embrulhar roupas. Esses panos passaram a ser conhecidos como furoshiki durante o período Muromachi; o termo furoshiki (literalmente "banho espalhado", de furo "風呂", "banho") e shiki "敷", "espalhar") surgiu depois que visitantes de alto escalão de casas de banho embalaram seus pertences em panos decorados com o brasão de sua família.


Eles se tornaram populares no período Edo com maior acesso às casas de banho pelo público em geral; além disso, roupas com brasões de família cresceram em demanda, pois as pessoas comuns ganharam o direito de ter brasões de família durante o período Meiji.


O furoshiki moderno pode ser feito de tecidos de várias espessuras e preços, incluindo seda, chirimen, algodão, raiom e náilon. O pano é normalmente quadrado e, embora os tamanhos variem, os mais comuns são 45 por 45 centímetros (18 pol. × 18 pol.) E 70 por 70 centímetros (28 pol. × 28 pol.).


O uso do Furoshiki diminuiu no período pós-guerra, em grande parte devido à proliferação de sacolas de papel e plástico disponíveis para os compradores. Nos últimos anos, no entanto, o interesse foi renovado à medida que a proteção ambiental se tornou uma preocupação maior. Em 2006, a Ministra Japonesa do Meio Ambiente, Yuriko Koike, exibiu um tecido furoshiki especialmente projetado para promover a consciência ambiental. Em 2020, o The Observer relatou um interesse crescente no furoshiki no Reino Unido, em parte como uma resposta à sua percepção de maior sustentabilidade ambiental em comparação com o papel de embrulho tradicional descartável.

 

Álbuns merecem participar dos encontros


Deixe que eles estejam presentes no seu cotidiano e em reuniões de família e amigos, você vai ver quantas histórias irão brotar em cada página, em cada foto. É para isso que eles foram criados e impressos.

  • Álbuns ficam lindos quando participam da sua decoração: uma mesa de apoio, em sua mesa de escritório, em sua sala... faça com que as memórias estejam próximas à você, sua família e seus encontros.

  • Cuidado ao manuseá-los: esteja sempre com as mãos secas e limpas. Óleos, gorduras, hidratantes tendem a se fixar nas superfícies e danificam os materiais no longo prazo. Atente-se para a superfície em que irá apoiá-lo, certifique-se de que não está molhada, engordurada ou suja.

  • Acidentes acontecem: limpe o local com um pano úmido e em seguida com um pano seco, não utilize abrasivos e não utilize álcool. Mesmo que a superfície atingida parecer seca, deixe respirar por um tempo (recomendo 24h).

Página do álbum em close, mostrando sua espessura. Foto de casal desfocada ao fundo.
As páginas rígidas, impressas em papel fotográfico profissional oferecem mais definição e qualidade para as imagens.

Se você ficar longe dele, ele sentirá sua falta


É comum deixarmos os álbuns e objetos decorativos se tornarem parte da "paisagem" ou até mesmo levarmos para casas de campo ou praia, por isso (além de nos atentarmos para as dicas iniciais que compartilhei acima) é necessário higienizá-los com frequência e cuidado.

  • Álbuns com capa envolvente (aqueles com a capa com foto) ou com capa em tecido ou em couro sintético podem ser limpos com um pano limpo e úmido e, logo em seguida, com um pano limpo e seco. Não utilize qualquer produto químico, nem álcool. As capas em tecido também podem ser limpas com uma escova de cerdas macias.

  • Álbuns com a capa em couro legítimo merecem receber um hidratante (uma vez ao ano). Limpe-o com um pano limpo e úmido e, logo em seguida, com um pano limpo e seco antes de aplicar o hidratante.

  • A lateral do álbum que expõe as páginas pode ser limpa com uma escova de cerdas macias e o pano limpo e seco. Cuidado com a umidade nesta área pois é justamente onde o papel fotográfico profissional está exposto e apto a absorver líquidos rapidamente.


bottom of page