Recebi minhas fotos, e agora?

Baixe todas as imagens assim que receber a mensagem. Sim, recomendo muito que você pare alguns poucos minutos e faça o download das fotos imediatamente. Claro que antes de sair correndo, quero que você aproveite esse instante, então preste atenção e pare um minuto para ler este artigo.


Confesso que tenho TOC (rs), eu nunca perdi qualquer arquivo pessoal ou profissional ao longo da carreira. Por isso quero te ensinar como fazer isso da forma mais simples, rápida, segura e gostosa possível. Vamos lá?


1. Recebi seu email, o que faço agora? Tire um tempo para curtir suas fotos.


Clique no link do seu álbum digital, tudo começa por ali.


Veja (e lembre) cada momento e sentimento que elas trazem à tona. Acredito que a primeira visita ao seu álbum digital é o mais importante. É onde você irá se emocionar de verdade (ou espero que se emocione e fique feliz ao contemplar as imagens).


Dica: pegue um café, um chá ou faça esse momento um tanto especial.


Clique, amplie, volte, reveja, conte para alguém especial. Imagine as histórias. Compartilhe o link do seu álbum digital. Esse é um dos momentos mais valiosos depois do dia em que fotografamos.


2. Quero baixar compartilhar uma foto agora, mas é pra já! Claro, basta baixá-la e ser feliz.


Dentro do seu álbum digital, quando você clica no símbolo de download em uma imagem específica será executado o download desta imagem. Agora é só verificar onde você salvou e compartilhar. Ah, lembre-se que este link do seu álbum digital é altamente compartilhável, é só enviar para quem você quiser que a pessoa conseguirá ver todas as fotos.


Clique no ícone de download e baixe a imagem. O download individual produz arquivos com 72 dpi.

3. Baixe (e guarde) tudo antes que seja tarde.


Ainda dentro do seu álbum digital...


Agora a coisa ficou séria. Sim, todos esses momentos (e fotos) precisam ser guardadas de forma segura para que você não perca nenhuma imagem do pacote, nem hoje, nem nunca! E como fazer isso? Clique no símbolo de download localizado (geralmente) na parte inferior esquerda da tela principal do seu álbum digital. Logo que o download do arquivo .ZIP finalizar, localize-o no seu computador e salve em um HD externo e também na núvem.


Clique no símbolo de download na lateral da galeria e baixe todo o conteúdo em alta definição. O download completo produz arquivos com 300 dpi.

Sempre recomendo que você salve as imagens em 2 lugares diferentes, físico e virtual. Isso garante que você reduza muito a probabilidade de perder as memórias mais importantes da sua vida. O mínimo recomendável é que você tenha os arquivos originais no seu computador principal e em um HD externo ou pendrive.


Especificações técnicas gerais e importantes dos arquivos:

  • As imagens sempre serão entregues em JPG para você.

  • Quando você baixa as imagens individualmente (passo 2 deste artigo), elas estarão com definição para internet (ou 72 dpi), são ideais para publicar na web, redes sociais e compartilhar em aplicativos de mensagem.

  • Quando você baixa o conteúdo completo da sua galeria (passo 3), os arquivos estarão em alta definição (ou 300 dpi), por isso estes arquivos são ideais para impressão e são mais pesados - recomendo que você priorize este tipo de arquivo para seu backup.

  • Atualmente você já pode utilizar os arquivos em alta definição para publicar na Internet e compartilhar em aplicativos de mensagem, mas saiba que os sites e apps sempre irão reduzir a qualidade, independentemente da definição do arquivo original, por isso é super importante ter seu backup guardado e seguro - não confie em apps ou sites.


Infelizmente eu não consigo guardar 100% das fotos de ensaios, sessões, comemorações e eventos. Eventualmente faço uma seleção das imagens que mais gosto para meu portfólio, website ou até mesmo para lembrar de momentos super especiais, mas não é todo conteúdo que consigo guardar comigo. É por isso que eu garanto à você que mantenho os seus arquivos comigo por 30 dias após entregar as imagens. Baixe suas imagens (passo 3) o quanto antes puder.


E se ainda quiser tirá-las do mundo digital conte comigo para colocá-las em um álbum, imprimi-las ou até mesmo colocá-las em um quadro. Nossas vidas ficam mais belas com lindas memórias (e histórias) das nossas vidas decorando o nosso cotidiano. =)