Bons álbuns duram anos, décadas, e quando bem cuidados se mantém super conservados e funcionais. Claro que aprendi sobre conservação e manuseio, mais do que isso - aprendi também a escolher ótimos fornecedores (papéis, acabamentos, tecidos) que pudessem me ajudar a modernizar esta peça decorativa e histórica das famílias.
Os álbuns que produzo são peças duráveis, de alta qualidade e super resistentes. O conjunto de materiais (papéis profissionais, acabamentos, colas, tintas...) fazem 99% do trabalho de proteção e conservação, mas é preciso estar atento ao 1% de cuidado que pode arruinar toda tecnologia e tradição deste objeto cheio de histórias para perpetuar.
Recebi meu álbum
Eles merecem um lugar especial. Álbuns fotográficos devem fazer parte da sua decoração, do seu cotidiano e da sua vida. Um dia alegre (ou até mesmo um dia difícil) ficam melhores quando resgatamos sentimentos e lembranças de ocasiões especiais.
Deixe seus álbuns respirarem: logo que recebê-los você pode identificar um cheiro químico mais acentuado, isso se deve aos elementos presentes em fixadores de cor, cola, acabamentos e pelo próprio processo de higienização que realizo antes de enviá-los para as famílias. Deixe o seu álbum longe do alcance de crianças ou pessoas mais sensíveis por alguns dias.
Cuidado com o sol e calor extremo: mantenha-o longe da luz direta do sol, os raios UV danificam qualquer objeto. O calor intenso também pode afetar a composição dos papéis e bases cartonadas que utilizamos na produção da capa do seu álbum.
Cuidado com a umidade ou frio intensos: evite guardá-los em locais que possuem sinais de umidade ou muito frios. A água em excesso pode decompor e misturar as cores das fotos mesmo por baixo de todas as proteções que aplicamos nas páginas (damos um banho químico protetor com fixadores e vernizes nas páginas).
Curiosidade: seu álbum é embalado de maneira especial (a história do Furoshiki, por Wikipedia).
Os primeiros panos furoshiki foram os tsutsumi ("envoltório"), usados durante o período Nara como proteção para objetos preciosos do templo. No período Heian, panos chamados hiratsusumi ("平裏/平包"), que significa "envoltório plano", eram usados para embrulhar roupas. Esses panos passaram a ser conhecidos como furoshiki durante o período Muromachi; o termo furoshiki (literalmente "banho espalhado", de furo "風呂", "banho") e shiki "敷", "espalhar") surgiu depois que visitantes de alto escalão de casas de banho embalaram seus pertences em panos decorados com o brasão de sua família.
Eles se tornaram populares no período Edo com maior acesso às casas de banho pelo público em geral; além disso, roupas com brasões de família cresceram em demanda, pois as pessoas comuns ganharam o direito de ter brasões de família durante o período Meiji.
O furoshiki moderno pode ser feito de tecidos de várias espessuras e preços, incluindo seda, chirimen, algodão, raiom e náilon. O pano é normalmente quadrado e, embora os tamanhos variem, os mais comuns são 45 por 45 centímetros (18 pol. × 18 pol.) E 70 por 70 centímetros (28 pol. × 28 pol.).
O uso do Furoshiki diminuiu no período pós-guerra, em grande parte devido à proliferação de sacolas de papel e plástico disponíveis para os compradores. Nos últimos anos, no entanto, o interesse foi renovado à medida que a proteção ambiental se tornou uma preocupação maior. Em 2006, a Ministra Japonesa do Meio Ambiente, Yuriko Koike, exibiu um tecido furoshiki especialmente projetado para promover a consciência ambiental. Em 2020, o The Observer relatou um interesse crescente no furoshiki no Reino Unido, em parte como uma resposta à sua percepção de maior sustentabilidade ambiental em comparação com o papel de embrulho tradicional descartável.
Álbuns merecem participar dos encontros
Deixe que eles estejam presentes no seu cotidiano e em reuniões de família e amigos, você vai ver quantas histórias irão brotar em cada página, em cada foto. É para isso que eles foram criados e impressos.
Álbuns ficam lindos quando participam da sua decoração: uma mesa de apoio, em sua mesa de escritório, em sua sala... faça com que as memórias estejam próximas à você, sua família e seus encontros.
Cuidado ao manuseá-los: esteja sempre com as mãos secas e limpas. Óleos, gorduras, hidratantes tendem a se fixar nas superfícies e danificam os materiais no longo prazo. Atente-se para a superfície em que irá apoiá-lo, certifique-se de que não está molhada, engordurada ou suja.
Acidentes acontecem: limpe o local com um pano úmido e em seguida com um pano seco, não utilize abrasivos e não utilize álcool. Mesmo que a superfície atingida parecer seca, deixe respirar por um tempo (recomendo 24h).
Se você ficar longe dele, ele sentirá sua falta
É comum deixarmos os álbuns e objetos decorativos se tornarem parte da "paisagem" ou até mesmo levarmos para casas de campo ou praia, por isso (além de nos atentarmos para as dicas iniciais que compartilhei acima) é necessário higienizá-los com frequência e cuidado.
Álbuns com capa envolvente (aqueles com a capa com foto) ou com capa em tecido ou em couro sintético podem ser limpos com um pano limpo e úmido e, logo em seguida, com um pano limpo e seco. Não utilize qualquer produto químico, nem álcool. As capas em tecido também podem ser limpas com uma escova de cerdas macias.
Álbuns com a capa em couro legítimo merecem receber um hidratante (uma vez ao ano). Limpe-o com um pano limpo e úmido e, logo em seguida, com um pano limpo e seco antes de aplicar o hidratante.
A lateral do álbum que expõe as páginas pode ser limpa com uma escova de cerdas macias e o pano limpo e seco. Cuidado com a umidade nesta área pois é justamente onde o papel fotográfico profissional está exposto e apto a absorver líquidos rapidamente.
Comments