top of page

Esta é uma empresa verde


Foto aérea do Parque do Povo em São Paulo, com prédios espelhados ao fundo e um céu azul com poucas nuvens.
Parque do Povo, São Paulo.

Tenho orgulho de contar para você sobre algumas iniciativas (e até políticas) que implementei para me tornar uma empresa ambientalmente mais responsável. Meus principais objetivos são a redução do impacto ambiental e motivar um ciclo de consumo responsável.


O processo de implementação incluiu vários aspectos do meu cotidiano como pessoa e empresa, mas trouxe um grande impacto na maneira como entrego o trabalho e contribuo com a comunidade.


Este artigo está em constante evolução, por isso pode ser que haja alguma novidade na próxima vez que você acessar.


Sou uma empresa essencialmente digital


Desenhei a sua jornada como cliente para que fosse 100% digital e segura. Desde o momento que você me conheceu até o momento que entrego suas fotos. Não trabalho com mídias impressas (isso já é coisa do passado mesmo) e tenho orgulho de ter zerado o papel nos meus processos administrativos.


A entrega final de fotos é 100% digital, não utilizo pendrives ou qualquer hardware de armazenamento para enviar os trabalhos de fotografia para os clientes, sou contra a produção de lixo e a favor da construção de memórias cada vez mais digitais. É claro que ainda ofereço álbuns e fotos impressas em minha loja virtual, mas ao longo deste artigo você vai descobrir que optei por escolher artesãos e pequenas empresas como fornecedores para apoiar a comunidade local.


Utilizo equipamentos de empresas com compromisso sustentável e eficientes energeticamente


Todos os equipamentos essenciais para a realização de ensaios e sessões como câmeras, lentes, flashes, monitores e computadores são produzidos por empresas com ações e certificações ambientais. Além disso, muitos destes equipamentos possuem certificações de eficiência energética e utilizam baterias recarregáveis, evitando o descarte.


Algumas iniciativas das empresas que trabalho:


Utilizo lâmpadas de LED certificadas em 100% das instalações do escritório, equipamentos de imagem com selos verdes ou consumo reduzido de energia elétrica.


Deslocamentos sustentáveis

Fotografia aérea da praça do ciclista na avenida paulista, mostrando os vãos e ruas vazias. Não há carros nem pessoas, somente uma árvore no centro da imagem.
Praça do Ciclista na Avenida Paulista, São Paulo.

Quando caminho para uma reunião, sessão ou ensaio fotográfico (e claro que também adoto este comportamento em minha vida pessoal) prefiro utilizar meios de transporte coletivos, bicicleta, carros alugados ou de aplicativos que possibilitam a contratação de certificados de carbono e até mesmo veículos elétricos.


Algumas empresas que utilizo e suas iniciativas:


Circularidade de recursos, reciclagem e reaproveitamento

Livro embalado em tecido de algodão na cor creme com um detalhe de flores secas sobre uma mesa redonda de alumínio ao lado de um vaso pequeno.
Embalagem dos álbuns em tecido de algodão cru utilizando a técnica oriental do Furoshiki.

Nenhum equipamento é descartado indevidamente, tudo é reaproveitado, destinado para pequenos empreendedores, vendido ou reciclado. Quando a vida útil de uma bateria chega ao fim, faço o descarte adequado em estações de coleta.


Incentivo práticas de reutilização em embalagens através dos pacotes de álbuns fotográficos (leia este outro artigo com destaque para o furoshiki), além disso elas são compostas por papel e papelão 100% reciclados e reaproveitamento de materiais e aparas da indústria. Todas as embalagens reaproveitadas são livres de resíduos químicos, óleos ou abrasivos.


Cadeia de impacto positivo e apoio ao pequeno empreendedor e às iniciativas sustentáveis


Todos os produtos que ofereço apoiam pequenas empresas e artesãos (como álbuns fotográficos e impressão de fotos decorativas). Apoio o comércio local (da alimentação ao vestuário), o pequeno empreendedor e as iniciativas sustentáveis locais que incentivam a redução da cadeia produtiva, que aumentam o reaproveitamento de produtos que seriam descartados ou até mesmo que reutilizam as sobras de materiais das grandes indústrias.


Sempre que preciso de um novo produto, alimento, mobiliário ou até mesmo vestuário dou preferência e apoio iniciativas sustentáveis.


Alguns exemplos de empresas que utilizo e apoio:

  • Universo Ambipar (mobiliário e vestuário desenvolvido através de material reciclado).

  • Food to Save (redução de desperdício de alimentos).


Participação ativa e constante evolução


Participo de grupos e comitês (em meu condomínio comercial e residencial) e apoio a projetos de redução de impacto ambiental na comunidade próxima. Estamos em constante avaliação de projetos para reutilização de água das chuvas, reciclagem de lixo e apoio aos pequenos empreendedores.


Faço a escolha de toda a cadeia de fornecedores com base no cumprimento da legislação (fiscal e ambiental) e procuro estabelecer ainda mais parcerias com empresas e pessoas com princípios ecológicos alinhados à cultura de uma empresa verde.


Se quiser contribuir com qualquer ideia é só me escrever, será um prazer enorme ouvir você.

bottom of page