top of page

Dicas para retratos profissionais que trazem resultados

Seja para uso profissional ou apenas tentando fazer com que seu perfil seja notado entre muitos outros nas diversas redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp ou ainda Tinder, um retrato profissional é um dos artifícios que pode trazer muito resultado para quem leva a sério sua imagem. Mas se você ainda não tem uma foto, pode ser difícil saber por onde começar. Para ajudar, reuni algumas dicas para que seu retrato seja notado de verdade e para que a primeira impressão crie empatia.


Empatia? Através de uma foto?


Claro! Fazer com que seu perfil seja atraente é muito mais do que equipamentos de última geração na hora de fotografar. Ter um ótimo retrato é resultado de um conjunto de informações visuais que criarão muito mais que empatia, proporcionará uma conexão imediata entre a pessoa que vê a sua foto e o que está por trás dela. Há muita psicologia por trás de um bom retrato, ele deve desencadear mensagens positivas sobre você para o espectador. Você precisa parecer agradável, confiável, natural, confiante e impressionante.


Qual o objetivo do seu retrato?


Compartilhar esta informação com seu fotógrafo é fundamental. Pensaremos juntos, por exemplo, onde será melhor fotografar você e como será a composição do seu retrato. Por exemplo: fotografar um chef de cozinha em seu ambiente de trabalho pode ser muito mais interessante para quem vê a foto do que fotografar em estúdio, por outro lado se o objetivo deste chef for mudar de emprego, o seu local de trabalho pode não ser o mais adequado. Não só por essa razão, mas a mecânica de realização pode não ser a melhor ou mais eficiente para o momento. A certeza é que podemos decidir juntos e de maneira muito rápida onde será o seu retrato.



Direcione e forneça referências


Não tenha medo de dizer o que você quer. Se você tiver exemplos dos tipos de fotos ou poses que deseja para o seu retrato, compartilhe comigo. Além disso, antes da sua sessão de fotos responda estas perguntas:


  • Seus retratos serão casuais, formais ou ambos?

  • Você prefere sorrir ou tirar fotos mais sérias?

  • Gostaria principalmente de closes, fotos de corpo inteiro ou ambos?

  • Você sente que fotografa melhor de um lado comparado com o outro?


Essas perguntas já irão direcionar muito sobre o melhor lugar para fotografar você e qual equipamento eu terei que preparar para fotografá-lo. Sim, seleciono os equipamentos estudando o ambiente e os ângulos que irei trabalhar.


Vista-se para o sucesso


Pode parecer brincadeira, mas escutei muito essa máxima no paraquedismo. Sempre que íamos para um salto de grandes formações (imagine 10, 20 ou 30 paraquedistas formando um desenho no céu) os instrutores orientavam os atletas a pensar na sua posição daquela formação e qual tipo de macacão deveriam usar (mais largo = mais arrasto e queda mais "lenta", mais apertado = menos arrasto e queda mais rápida). Dependendo da posição deste paraquedista na formação ele iria precisar de mais ou menos arrasto para contribuir com todos no salto.


"E o que isso tem a ver com meu retrato?" Arrasto, nada, mas vestir-se adequadamente vai além da roupa, veja:


  • Escolha roupas atemporais, que não sejam característica de uma época ou moda. Lembre-se: a menos que você opte por fotos artísticas, evite poluição visual. Não use estampas ou listras, pois elas podem distrair e tornar-se batidas rapidamente.

  • Fotos mais formais: use cores sólidas e neutras e expressões sutis.

  • Para minimizar o tamanho do corpo, use cores mais escuras. Se você tem um rosto mais cheio, uma gola em V geralmente funciona melhor. Para criar uma aparência clássica que realmente acentua o seu rosto, use uma gola mais justa, alta ou escura. Não importa o que você escolher, verifique se você está confortável e se o estilo representa você. Diria que esta dica é a mais importante.

  • Vista-se de maneira conservadora e use roupas adequadas ao seu local de trabalho. Não use roupas sexy, justas ou reveladoras para o seu retrato.

  • Corte ou deixe o cabelo crescer pelo menos uma semana antes da sessão de retratos. Isso dará ao seu penteado a chance de definir e parecer natural. Evite fazer uma mudança drástica no penteado antes da sessão. Em vez disso, fique com o que fica bem em você e reflete seu estilo atual.

  • A maquiagem deve ser natural e não exagerada, opte por base opaca e não se esqueça de levar sua maquiagem para retoques.

  • Se você normalmente usa óculos, use-os também nas suas fotografias. Para evitar reflexos e reflexos na lente existem 2 truques: um deles é remover temporariamente as lentes das armações ou eu te mostro no dia das suas fotos um jogo de luzes que evita o reflexo.

  • Jóias: a menos que você esteja fotografando para um retrato com estilo exagerado, mantenha as jóias no mínimo. Relógios de pulso, brincos e pulseiras devem ser usados mas eles não devem aparecer mais do que você. Usar jóias demais ou jóias muito ornamentadas pode desviar a atenção do seu rosto.



Em estúdio? No meu escritório? Ao ar livre?


Vamos fotografar onde você se sentir confortável. Você não precisa tirar um retrato de estúdio. Você pode tirar uma foto no seu ambiente de trabalho, em casa ou ao ar livre, se preferir. Independentemente de onde a foto é tirada, mantenha a simplicidade e a naturalidade. Uma imagem empática começa com você e faz as pessoas se sentirem mais confortáveis, além disso é também uma crença que uma pessoa que transparece plenitude é mais confiável. Não tente parecer severo em sua foto - as pessoas não o levarão mais a sério se você parecer malvado.


Relaxe. Mesmo que você não se sinta muito fotogênico e esteja convencido de que "não tira boas fotos", não permita que esses pensamentos façam com que você pareça tenso ou rígido em suas fotos. Para combater isso, mantenha-se relaxado e concentre-se em pensamentos positivos durante a sessão para que sua personalidade genuína possa brilhar. Seguindo essas dicas simples, você receberá um retrato que causa uma ótima primeira impressão e aprimora verdadeiramente sua marca pessoal.


E o que achou? Vamos agendar o seu retrato? Me mande uma mensagem que estou à disposição para te ajudar e impulsionar sua imagem.

bottom of page