top of page

O bem que a fotografia nos proporciona

Você já reparou que somos o que somos pelo acúmulo de memórias, aprendizados e situações que vivemos? Sim, isso é óbvio e não é novidade que nossa evolução está diretamente ligada à nossa capacidade de aprender.


Resgatamos diariamente estes aprendizados na nossa memória para resolver problemas, pensar em soluções e também para "matar a saudade". Esta expressão, por muitas vezes, se traduz em uma ação como visitar e conversar com velhos amigos e familiares, comer um prato que te traz boas lembranças, sentir um aroma, a chuva... memórias. É aí que a fotografia entra como elemento principal neste resgate de sentimentos e sensações.


 

Antes de mais nada, quero fazer uma pausa. Não importa se as suas fotos foram tiradas por um fotógrafo profissional ou seu tio, amigo ou por você. Não importa se usou uma câmera descartável, celular ou a melhor câmera fotográfica profissional do mundo.

 

World Trade Center station (PATH), Nova Iorque.

Seu eterno jornal de viagem


Documente a sua vida. Olhe para as fotos e veja quantas vivências acumulou, lugares que já morou, roupas que já usou. Ria de si mesmo, compartilhe suas emoções com pessoas queridas. Tire um momento do encontro de família e amigos para vasculhar fotos antigas e incentive que eles façam isso também.


Se você tem filhos será um grande histórico de como eles se tornaram (ou se tornarão) estas pessoas de hoje. Você verá os trejeitos, manias e bocejos das crianças materializados em pessoas já adultas - tenho absoluta certeza de que será muito gostoso.


Kawarau Bridge, Queenstown, Nova Zelândia,

A fotografia é uma terapia


Sou suspeito para falar, mas passo horas olhando fotos antigas. Confesso que algumas nem têm datas para que eu possa organizá-las, mas eu sei exatamente onde estava e (na maioria das vezes) consigo sentir a emoção daquele momento.


Experimente. Escolha uma foto e se concentre na situação. Lembre do clima, da textura da roupa, dos aromas (ou até lembre o nome do perfume que gostava de usar), das pessoas que estavam com você, do lugar. Faça isso por 30 minutos e verá que sua tensão foi embora.


Inspire-se


Gosto de observar arte e esculturas. Quando assisto a filmes observo a iluminação, jogo de luzes, elementos visuais que fazem a imagem ter mais cor, o flare (quando uma fonte de luz forte causa uma névoa na cena ou até uma espécie de arco-íris). São processos que me ajudam no meu trabalho como fotógrafo, mas não é só profissionalmente que as imagens me inspiram.


As fotos que acumulamos na nossa história de vida nos ajudam a resgatar coisas que gostamos de fazer. Não é à toa que fotografamos aquele momento, foi um encontro bacana, uma reunião, uma comemoração, viagem... Estas imagens servirão como inspiração para você reviver e pensar em como criar novos momentos assim - nem que seja para você lembrar de fotografar o próximo pequeno grande momento.


É assim que pego o gancho para falar de outro benefício da fotografia:


Autoestima


Resgate sua história, veja quantas situações já viveu. Tenho certeza de que você vai lembrar dos percalços da vida, dos desafios do seu primeiro trabalho, faculdade ou até mesmo de lugares onde morou.


Existem pessoas que gostam de guardar objetos, isso também ajuda. Eu gosto de guardar lembranças, memórias e fotos. Ainda mais hoje que você consegue acessá-las diretamente do seu celular. E vou te contar uma coisa: se em algum momento do meu dia sinto que preciso de uma injeção de otimismo eu acesso algumas fotos e já me coloco no caminho de novo. Tente.


Olhe em volta e agradeça


Eu acredito que você não vai lembrar de todos os detalhes de tudo que já viveu, mas a fotografia tem esse poder de mostrar todas as maravilhas que estavam à sua volta naquele exato momento.


Parque Laje, Rio de Janeiro.

Pode escolher: paisagens, cidades, restaurantes, casas que já morou. Você pode nomear absolutamente tudo que está na sua foto ou até mesmo citar mais coisas que estavam em volta só de olhar para aquela imagem. São muitas cenas maravilhosas que você já deve ter observado ao vivo e que estão na sua foto.


Claro que não são só as coisas tangíveis que merecem ser observadas. Olhe o que está ao seu redor neste exato momento. Pense em como chegou aqui, o que te trouxe para este local. É um exercício que pratico e recomendo, valoriza nossa história, independente de qualquer decisão que tomamos ao longo do caminho.


"Fotografia: do grego φῶς [fós] ("luz") e γραφίς [grafis] ("instrumento para escrever, gravar, desenhar ou pintar") ou γραφή [grafé] (“escrita”), significa "escrever ou desenhar com luz e contraste"; noutros termos, é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa"(Fonte: Wikipedia). E ninguém contava que traria todos estes benefícios agregados.

bottom of page