Eventos online: ideias para implusionar visitas, audiência e o resultado

A chuva de eventos online e lives está fazendo com que todas as experiências sejam iguais, já percebeu? Logo ninguém aguentará mais, se é que ainda aguenta. É, jovem, atrair a atenção das pessoas está cada vez mais complexo. Imagina então bater metas de audiência e manter as pessoas conectadas o maior tempo possível. Haja massa cinzenta e orçamento, certo? Massa cinzenta, sim. Agora orçamento... é fazer mais com menos. Se liga na gincana: conteúdo, engajamento, valor e repercussão. Não necessariamente nessa ordem, nem tão simples assim.


Fotografei até eventos online. O que as pessoas ganham com isso?


A idéia é propagar e repercutir a mensagem levando algo útil para as pessoas. Sempre que sentei em uma mesa de discussão perguntei "e o que as pessoas ganham com isso?". Acontece toda vez que me preparo para um trabalho, ela guia minha mente para (no meu caso) gerar valor em cada clique ou texto que compartilho. Se a ideia é gerar valor, porque não "mostrar o que acontece por trás das câmeras e o trabalhão que dá construir um evento online para você?". Imagens e mini-videos brutos (sem edições complexas) fizeram e fazem parte das campanhas de atração de audiência e se tornaram uma das ferramentas mais valiosas para que as pessoas entendessem que trabalhamos pesado para construir um momento bacana para elas, e elas se sentem mais comprometidas em participar. Não vou nem citar as pesquisas de assunto, temas, mini-sessões... Mini-sessões?



Sim, um evento e suas mini-sessões: mantendo as pessoas conectadas


Começamos a "Live", mais pessoas se conectam a cada instante e agora o desafio é outro, mantê-las lá. Planejamos em paralelo e antes da transmissão alguns mini-encontros e cursos que fossem interessantes para este determinado público, só que as inscrições ou a confirmação destas participações só aconteceriam durante a "Live", ou seja, só quem estivesse conectado receberia estes convites para se inscrever nestas mini-sessões. E o que acontece nelas? Discussões sobre principais desafios do dia-a-dia, assuntos que precisam ser conversados, temas que podem ser interessantes para todos, ferramentas que faltam para o trabalho... Conversas que alimentam o conteúdo da próxima "Live" e criam engajamento natural.


"Mini-sessões se tornaram formas extremamente efetivas para aproximar as pessoas e fazer com que elas percebam ainda mais o valor de um evento online. Além do ambiente virtual com 400 pessoas conectadas, temos diversas sessões de 5 a 6 pessoas. Ver que elas passaram a investir mais nelas mesmas e enxergar o resultado em indicadores como vendas e produtividade foi extremamente compensador. As mini-sessões se tornaram permanentes e também uma ferramenta muito efetiva na gestão dos times." Este é o relato de um cliente que já moveu 80% do orçamento para o ambiente online e não pretende voltar para o modelo presencial.


Montamos apresentações com fotos reais das pessoas em seu cotidiano, realizamos retratos, construímos ferramentas para que elas utilizassem no dia-a-dia, guias, PDFs, planilhas... o impacto de investir em imagens e conteúdo foi impressionante. Já são 3 clientes de setores completamente diferentes que estão usando essa estratégia (Fármaco, Seguros e Tecnologia), a virada foi muito compensadora para todos. Já ouvi dizer que os participantes não querem mais brindes, querem ferramentas para crescer e tornar o trabalho mais inteligente.


Criando personalidade


Usamos uma mensagem e muitas imagens (e rostos) para convidar, extrair dúvidas, comentários, escolher temas, estimular a participação. É o mesmo conceito das redes sociais. Quem te inspira? Quem te influencia? Absolutamente tudo tinha um antes, um durante e um depois bem pensado. Conteúdo, imagens, fotos e plataforma. Parece complexo mas não foi.


Construímos o conteúdo (texto/imagens/apresentações/cursos) das campanhas e eventos com fotos de funcionários (algumas feitas em estúdio, outras externas), fotos de making of das transmissões ao vivo, kits foram enviados para os participantes dos eventos online, fotos de situações hipotéticas simulando a realidade e até mesmo retratos dos palestrantes e principais executivos foram criados. O resultado foi incrível, a empresa construiu um banco de imagens totalmente personalizado e poderoso com um orçamento muito reduzido.



Entregue algo útil


Sabe aquele anúncio que aparece para você no Instagram para se inscrever e receber o melhor PDF contendo as mais incríveis estratégias de negócio do planeta? Aprenda com eles. Foi nossa inspiração para engajar times de vendas e criar um material IN-CRÍ-VEL (rs) sobre o conteúdo da(s) palestra(s) e transmissões ao vivo. E tudo extremamente personalizado, com fotos dos escritórios, diretores, equipes, pessoas importantes para entrar em contato e esclarecer dúvidas. Um conteúdo muito rico em imagens e textos realmente engajadores.


Foi muito bom participar desse projeto, quem sabe a gente pode construir um melhor, vamos conversar?