top of page

Aproveite mais do seu ensaio gestante

Recentemente, um amigo me pediu dicas sobre como ele poderia aproveitar melhor a sessão fotográfica de maternidade. Comecei a rever várias sessões que já fotografei para juntar um punhado de ideias e recomendações. O que surgiu no final foi bem interessante, me fez refletir sobre como uma sessão de fotos é, e sempre foi, resultado da participação do fotógrafo e da família fotografada.


Particularmente um ensaio de gestante é um momento de antecipação, mudança e excitação… Esperar um bebê é uma fase emocionante na vida de toda família. A sensação de crescer uma nova vida faz com que cada nova mãe brilhe nessa fase. Por essa razão procuro deixar a família livre para escolher onde e como a sessão vai acontecer, embora em grande parte as ideias acabam convergindo naturalmente para as inúmeras mensagens que trocamos antes das sessões.


Cada fotógrafo tem um estilo, e eu entendo que você já deve ter escolhido ou indicado para sua amiga ou familiar aquele que você mais gosta, mas independente disso existem detalhes que eu acredito que irão expressar melhor a característica de cada família em cada foto. Se você ou a gestante que você conhece já passaram desta fase de escolha, converse com o profissional (liste) seus desejos e expectativas, pode ser que ele indique o melhor jeito de chegar aonde você quer com as imagens.



Já escolheu onde vai ser?


Toda gestante é linda por natureza, no entanto pense no local onde você quer fotografar. Eu gosto muito de ensaios ao ar livre, com muita natureza, sol, céu, luz natural. Mas existem infinitas opções quando se trata de um ensaio externo:

  • Parques: são muito fáceis de encontrar pela cidade, alguns cobram uma taxa de utilização para realizar ensaios, outros não permitem fotografar profissionalmente. Se for parte da sua história explique para o seu fotógrafo que com certeza ele tentará conversar com a administração do lugar ou indicará um outro lugar para você realizar o seu ensaio.

  • Fazenda ou Casa de Campo: irão proporcionar muito mais cenários para você fotografar e são lugares lindos para aproveitar a primeira luz do dia ou até mesmo o entardecer.

  • Praias: por natureza são lugares de extrema beleza, se você puder invista em um final de semana na praia e aproveite para fotografar lá.

  • Sua própria casa: é o lugar mais confortável e proporcionam lembranças extremamente tocantes. Além de pode realizar trocas de roupa de maneira mais fácil e rápida, as imagens trarão lembranças da sua casa, dos cômodos, móveis... São ensaios mais íntimos e você só tem que preparar a casa para que as imagens fiquem lindas. Sim, é importante organizar a casa e deixá-la pronta para o ensaio.




Com que roupa eu vou?


Existem todos os tipos de corpo, o que significa que existem inúmeras maneiras de destacar o que há de melhor nas gestantes e em todos que irão aparecer nas fotos e participar do ensaio. A melhor coisa que você pode fazer é começar a pensar nas roupas logo depois que você escolhe o local das fotos. É muito importante pensar quem irá participar da sessão e combinar as peças e tons de cores para que as pessoas não desapareçam, confundidas com a paisagem, ou se destaquem demais. Para não errar, escolha peças atemporais e em tons pastel.



Mantenha-se natural


Durante a sessão sempre peço que as pessoas ajam naturalmente (que é a parte mais difícil do trabalho de fotografia). Muitas vezes saio de cena e quase engano (digo quase pois já fui descoberto, rs) as famílias dizendo que só estou medindo a luz, testando o equipamento ou que estou "dando um tempinho". Por isso falo que é importante que você também pense: "legal, vamos fotografar mas vamos fazer o quê lá?" Isso mesmo, se tiver filhos e eles forem participar, aja como se fosse um passeio no parque; se for só o casal, passeie conversando. Parece simples mas pensar nisso antes da sessão faz toda diferença, principalmente se os fotografados não forem tão íntimos diante de câmeras.


Só isso


Sim, é simples. Durante sua conversa com seu fotógrafo surgirão dúvidas e ideias. Compartilhe com ele tudo que você sentir. Já comecei fotografando num aeroporto e terminamos em uma usina de açúcar centenária, assim como uma manhã de fotos em um parque acabou virando uma sessão no apartamento. Quero dizer que a sintonia é mais importante, porém os detalhes (como figurino e conversar com o seu fotógrafo) são pouco valorizados pela maioria e é onde cada foto vai brilhar no resultado final do seu ensaio.



bottom of page