top of page

5 razões para qualquer empresa investir em fotos profissionais

Escrevi este artigo inspirado em uma análise de uma consultoria de Marketing e SEO de Nova Iorque, as fotos são minhas, claro. Vivo estudando e pesquisando como posso melhorar a qualidade das fotografias que entrego e o serviço que presto quando realizo um trabalho para meus clientes. Acredito que por ter me formado em marketing e ter concluído uma pós-graduação em administração de negócios, entendo de maneira mais fácil qual o objetivo deles com as imagens, isso complementa muito minha entrega. Muitas vezes contribuo com ideias de como eles podem aproveitar melhor suas fotos e oriento como a foto do cotidiano pode agregar muito nos resultados das empresas.


Mesmo depois de muitos anos trabalhando com fotografia (e marketing) estas 5 razões são indiscutíveis e insubstituíveis. Podem parecer simples e fáceis de integrar ao seu negócio, e realmente são; mas tome cuidado pois não é qualquer fotógrafo que está pronto para entregar isso para sua empresa.



Quando se pensa em despesas, a fotografia profissional é muitas vezes vista como vilã ou como descartável. Não importa se seu negócio é novo ou se já está bem estabelecido, o custo da fotografia profissional pode levar você a pensar se pode conseguir sobreviver sem ela. Afinal de contas, você pode tirar algumas fotos sozinho, chamar seu amigo, realizar uma permuta com algum profissional mais barato ou usar fotos de um banco de imagens. Sempre irão existir coisas mais importantes nas quais você deve gastar ao invés da fotografia profissional, certo? Errado.


A verdade é que ninguém vai te contar qual é o melhor investimento, concorda? Fato: todos os negócios em todos os setores já se beneficiaram e se beneficiam muito com a fotografia profissional, só que ninguém vai te falar isso. Não importa quem são seus clientes ou o que você está vendendo, a fotografia de alta qualidade é um ativo importante que contribui de fato para o sucesso de forma geral. Quando se trata de despesas de negócios que valem a pena, a fotografia profissional deve estar no topo da lista.


"Você só está defendendo o seu negócio como fotógrafo." O seu concorrente não pensa assim. Há muitos benefícios em ter fotos profissionais da sua organização e dos produtos que você oferece. Serei simplista e direto em cada uma das razões, pense que cada uma delas pode se desdobrar em campanhas impressionantes que vão depender de quem fotografa e como você vai usar as imagens, quer ver?


1. Uma imagem vale mais que mil palavras


Você já está cansado de ouvir isso, mas provavelmente hoje as imagens devem valer mais. Fotos permitem que você mostre aos seus clientes e clientes em potencial o que você tem a oferecer, em vez de informá-los ou persuadi-los com imagens fictícias ou de bancos de imagens genéricos. Hoje em dia, os consumidores gostam de ver as coisas por si mesmos antes de tomar uma decisão sobre uma compra. Aplicativos tornaram isso cada vez mais possível, o que significa que fotos e vídeos reais de seus produtos e ofertas são mais valiosos do que nunca.



2. A imagem irá representar o seu negócio


Muitas vezes, o custo da fotografia profissional torna tentador para os empresários tirarem fotos por si só ou encontrar uma alternativa de menor custo para a contratação de um fotógrafo profissional. Se esse pensamento cruzar sua mente, lembre-se: suas fotos representam sua empresa. Fotos pouco profissionais e de baixa qualidade comunicarão o mesmo sobre sua organização e sobre os produtos e serviços que você oferece. Suas fotos e seu site são extremamente importantes quando se trata de causar uma ótima primeira impressão nos clientes. Não economize, você já trabalhou muito para colocar a reputação do seu negócio onde está hoje e a fotografia profissional pode ser muito mais barata do que você pensa.



3. Os clientes querem conhecer você


Fotos de banco de imagens são uma alternativa que algumas organizações consideram quando sentem que uma sessão de fotos com um fotógrafo profissional pode estar fora de alcance (financeiro). Embora as fotos de banco de imagens sejam certamente úteis para algumas finalidades, elas não são a melhor maneira de mostrar sua empresa. Por quê? Porque elas simplesmente não são fotos reais do seu negócio. Quando as pessoas visitam seu site, elas querem conhecê-lo! As fotos não ajudam a fazer isso - e podem dar uma impressão falsa do que você tem a oferecer (e possivelmente podem te causar problemas). A melhor maneira dos clientes em potencial conhecerem sua empresa é mostrar fotos reais da sua empresa, sua equipe e seus produtos.



4. Imagens e SEO, isso realmente ajuda a ser encontrado na internet


Se sua empresa tem um site, você já pode ter ouvido falar de otimização de mecanismo de busca, ou SEO. SEO é a prática de otimizar estrategicamente vários elementos do seu site, em um esforço para ajudá-lo a ter um melhor desempenho nos resultados do ranking dos mecanismos de busca. Existem muitos elementos para SEO, e um elemento são as imagens (e cada imagem terá seu metatag). As fotos otimizadas podem ajudar seu site a ser encontrado nos resultados de imagem e ter um melhor desempenho nos resultados de pesquisa gerais. Elas também podem ajudar a envolver os clientes e mantê-los em seu site por mais tempo ou incentivá-los a escolher você em vez de um concorrente.



5. Fotos profissionais são ativos versáteis


Quando se trata de marketing on-line de seu negócio, você provavelmente já ouviu a frase "o conteúdo é rei", isso ainda é verdade. Mas o que muitos não percebem é que as fotos são conteúdo - e são uma forma poderosa e versátil de conteúdo. Online, as fotos podem ser usadas para tornar sua campanha ou ação infinitamente mais envolventes. Elas podem ser usadas ​​para construir sua marca nas mídias sociais, incluindo Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Google e muito mais. Elas também podem ser apresentadas em posts e artigos - as possibilidades são infinitas. Off-line, as fotos podem ser usadas em folhetos e materiais promocionais de todos os tipos. Ao investir na fotografia profissional, você se municia de uma ferramenta nova e útil que pode ser usada para melhorar seus esforços de marketing de diversas maneiras.




Invista em fotografia profissional para o seu negócio


Quando se trata de marketing de sucesso e promoção do seu negócio, fotos profissionais são uma obrigação, não importa em que indústria você trabalhe. Possuo experiência em fotografia profissional para pequenas, médias e grandes empresas, além de retratos profissionais, eventos, fotografia de produtos e banco de imagens. Tudo isso, além de ajudar a defender meu trabalho, é uma real orientação para você potencializar o resultado das suas vendas. Tenho certeza que investir em fotografia trará ótimos frutos. Entre em contato comigo e me conte qual a sua idéia ou necessidade, posso ajudar você e sua empresa a construir uma imagem de sucesso.

bottom of page