A primeira impressão é tudo. Valorize sua propriedade ou projeto com a fotografia de arquitetura.

Atrair hóspedes, mostrar todo potencial do seu projeto de arquitetura e decoração, melhorar o valor de venda e aluguel de uma propriedade... São inúmeras as vantagens quando investimos na imagem de um produto ou serviço que oferecemos. Sabemos que nossos clientes nos comparam antes de efetuar uma compra ou contratar um profissional, por isso apresentar de forma profissional os diferenciais (e muitas vezes nosso portfólio) de nosso trabalho ou dos imóveis e propriedades é muito importante.


É por isso que montei um roteiro (ou um mini guia) que pode ajudar você a aproveitar melhor uma sessão fotográfica de arquitetura, trago dicas e também um resumo do que pode ser mais importante durante este tipo de ensaio.



Antes da sessão


Limpe e organize seu espaço, lembre-se que estas imagens darão uma indicação do que eles podem esperar desta propriedade ou do seu trabalho. Remova todos os itens desnecessários para que o ambiente fique com um visual espaçoso e convidativo.

  • Compartilhe fotos e imagens do projetos em 3D (caso possua) com seu fotógrafo, isso é super importante para ele planejar quais equipamentos deve levar e como será o roteiro das fotos.

  • Arrume as camas com roupas de cama recém-passadas e dobradas.

  • Remova toalhas, bichinhos de pelúcia, flores e quaisquer outros itens decorativos adicionais das camas.

  • Endireite e alinhe almofadas e travesseiros.

  • Arrume e dobre cobertores.

  • Limpe todas as superfícies (balcões de cozinha, banheiro, esconda fios visíveis e cabos elétricos).

  • Remova todos os retratos de família, itens pessoais e brinquedos infantis.

  • Remova lonas de proteção de churrasqueira e piscina.

  • Organize e guarde utensílios de cozinha, lavanderia e limpeza.

  • Se você possui ou tem um jardim em seu projeto, apare a grama, recolha as folhas e deixe o visual externo lindo para as fotos.



Durante a sessão de fotos


Vamos aproveitar a luz do dia e o ambiente organizado para fotografarmos todos os ambientes, além disso vamos observar outros pontos importantes para destacar ainda mais a propriedade.

  • Abra as cortinas e apague as luzes para deixar os cômodos ainda mais convidativos, isso também ajuda a mostrar a paisagem externa interagindo com os ambientes.

  • Me conte sobre comodidades únicas: os cliente adoram espaços cheio de personalidade, então vamos chamar a atenção deles para detalhes como a lareira, as obras de arte ou a churrasqueira no quintal.

  • Recursos de acessibilidade: lembre-se de listar as características úteis para hóspedes com mobilidade reduzida, como portas amplas, pisos sem degraus e barras de apoio. Conte-me sobre detalhes importantes e exclusivos do seu projeto para fotografarmos cada detalhe.

  • Retire os carros das garagens e até mesmo da frente da propriedade que vamos fotografar.

  • Se possuir lareiras, lamparinas externas, lâmpadas decorativas de áreas de confraternização e até mesmo espaço para fogueiras, é hora de acender tudo para mostrarmos o conforto e o ambiente interagindo.


Eu, particularmente, sigo um roteiro mental (e técnico) para conseguir as melhores fotos da propriedade que estou fotografando. Tenho experiência com pequenos e grandes espaços, além disso sou fotógrafo parceiro de grandes empresas e marcas (como o próprio airbnb), por isso sigo um conjunto de diretrizes para garantir resultados de alta qualidade.


Durante a sessão irei capturar imagens de diferentes ângulos, procurando composições limpas e também detalhes especiais. Você pode esperar receber duas a três imagens por ambiente.



Depois da sessão


Todas as fotos serão organizadas e tratadas, cada propriedade ou projeto recebe um tipo de tratamento para que o resultado final seja impressionante para quem é impactado pelas imagens.


Quando você receber as imagens e começar a utilizá-las, lembre-se de escrever legendas que forneçam um contexto adicional para quem as vê, por exemplo, o que você escreveria sobre o ambiente aos hóspedes que estarão por lá ou quais materiais nobres utilizou para compor aquele projeto.


Fotos de alta qualidade são a maneira mais fácil de atrair mais clientes para explorar sua propriedade ou seu projeto. As imagens irão destacar os detalhes exclusivos e mostram sua propriedade em sua melhor luz.


#fotografiadearquitetura #fotodeambiente #fotografiadeambiente #arquitetura