Prós e contras de usar um Banco de Imagens

Você sabia que apesar das empresas de banco de imagens lucrarem com suas fotos todos os anos, a maioria das grandes agências raramente as usa? Mas por que as imagens de banco de imagens são tão universalmente odiadas pelos melhores publicitários e pelas maiores empresas e amadas por pequenas lojas e iniciantes?

Antes de mais nada: o que é a foto de um banco de imagens?

A fotografia que você encontra lá é como uma roupa que você compra na prateleira de uma loja de departamentos popular. Não importa o quão bonito pareça, você não será a única pessoa que irá usar. As fotografias de banco de imagens são tiradas sem qualquer foco ou atribuição. Fotógrafos tiram fotos e as submetem para serem licenciadas. Essas fotos podem ser adquiridas por um preço específico com base no uso ou a uma taxa fixa. As fotos estão disponíveis para quem quiser comprá-las, ou seja, elas serão usadas ​​repetidas vezes por muitos clientes diferentes. 

Os problemas

  • A fotografia de banco de imagens é geralmente considerada uma substituta ruim para uma sessão de fotos personalizada. Você usa cenas genéricas para abordar um produto ou serviço específico, sem poder ajustar a iluminação ou tirar a foto de um ângulo diferente. E isso é apenas o começo. Aqui estão alguns dos maiores problemas com fotos e ilustrações de banco de imagens: a foto de um banco de imagens não é original e nem sequer se aproxima disso ou as fotos nunca são tiradas com produtos ou idéias específicas e geralmente são vagas na execução.
  • Faça um teste: pesquise “família feliz” ou “brincar com animais de estimação” em sites como o Getty Images ou o iStockPhoto, você será bombardeado com fotos parecidas, com diferentes graus de qualidade.  As fotos podem ser compradas por qualquer um: o grande problema com isso é a identidade da marca. Se você produzir algo usando uma fotografia adquirida em um banco de imagens, seja um panfleto ou um outdoor, você estará usando imagens disponíveis para qualquer outra pessoa comprar e usar. Muitas empresas menores viram seus anúncios parecerem anúncios de outras empresas porque contêm as mesmas imagens. Isso definitivamente não é bom. Às vezes, você pode negociar direitos exclusivos, mas esses direitos têm um preço alto e acabarão em algum momento.
  • Muitas vezes a foto é um clichê: olhe em qualquer site de banco de imagens, você será bombardeado com imagens antigas de empresários se equilibrando, famílias rindo na frente de TVs e pessoas apontando para algo abstrato. Se você tem uma excelente ideia para uma mensagem ou campanha, quase certamente não a encontrará executada em um site de fotos. E se você fizer isso, lembre-se que qualquer um pode usá-la.

As vantagens

  • São boas para composições e mock-ups: este é o principal uso destas imagens pelos departamentos de criação. Quando você está pensando em uma ideia para uma apresentação de cliente e não há tempo ou dinheiro para fazer uma foto ou filmagem. Seria um desperdício de tempo fotografar todas as idéias que são apresentadas. Você pode ilustrar uma idéia rapidamente ao compilar várias imagens para criar uma imagem única. É claro que demora também, e elas serão de baixa resolução, mas é suficiente para retratar como a imagem final poderá parecer. As bibliotecas de fotos geralmente permitem que você salve as imagens em baixa resolução ou com marcas d’água gratuitamente.
  • Bancos de imagem são mais baratos que uma sessão fotográfica: na maioria dos casos, uma sessão fotográfica se torna um projeto de dias, semanas ou meses. E isso também exige dinheiro. Com o banco de imagem tudo está pronto. Tudo o que você precisa fazer é calcular o preço e obter a aprovação do cliente. Mas lembre-se de quanto você investiu na marca ou no seu produto para colocar tudo a perder em uma fotografia de banco de imagens.
  • A foto está disponível para download imediato: quando o tempo manda, a foto de um banco de imagens está disponível imediatamente para aplicação em folhetos, sites, editoriais e trabalhos menores; além disso se você tem um orçamento limitado, ela pode ser um bom substituto para táticas promocionais que não estão recebendo muita atenção do público. Mas o que será que não tem a atenção do público quando vivemos em uma era de redes sociais? Pense nisso.

Cuidado

Fotos profissionais (e com foco em fotografia de conteúdo) podem ser muito mais baratas e rápidas do que você pensa. Os tempos são outros, tudo é mais ágil e imediato. Pare de achar que uma sessão fotográfica é complicada, cara e que vai parar a sua operação. Muitos projetos de banco de imagens que entreguei foram orçados, aprovados, executados e entregues em dias, nem uma semana. Por essa razão indico que você pense em fotos profissionais ao invés de um banco de imagens.

Seus clientes saberão se aquela foto é do seu estabelecimento ou não, tenho certeza disso. Fotos do cotidiano da sua empresa, de como ela funciona, fabrica, produz e entrega podem ser captadas a todo momento. Inclusive o que faz a diferença em ter um fotógrafo profissional é seu olhar, e isso será o papel dele em buscar ângulos, enquadramentos e cenas lindas para você usar nas redes sociais, site, folhetos… E o melhor de tudo: completamente exclusivo e personalizado para você. Tenho certeza de que você vai se surpreender com o poder de uma fotografia de conteúdo, e principalmente com o baixo custo dela.

Using Format