5 dicas de como aproveitar melhor as fotos que você recebe após um evento (e como farão diferença na repercussão)

Não há como negar: existe muita oportunidade na pós-produção de um evento. Tornar a lembrança de uma vivência ainda mais presente no cotidiano dos seus clientes pode ser um desafio. Eu acredito que é mais fácil do que você imagina. Afinal, um profissional de fotografia esteve lá e registrou tudo para você e entregou as fotos antes que você pudesse chegar na mesa do seu escritório, certo? Não? Bom, aqui já vai a primeira dica.

1 - O evento acabou, as fotos já estão prontas? 

Vivemos numa cultura imediatista, portanto se isso ainda não acontece com você, já é uma oportunidade para ajustar esse prazo pois, assim como nas redes sociais, as primeiras horas são as mais importantes num pós-evento. É onde você pode aumentar a repercussão, gerar interação e discussão nas redes sociais. Na verdade, os consumidores usam as imagens como forma principal de determinar o valor de um evento antes de se registrarem ou antes de decidirem voltar aos eventos que você promove.

A esperança não está perdida. Existem maneiras de usar as ótimas fotos que você recebe e também de como pensar mais na repercussão dos seus próximos eventos, e isso pode te trazer ainda mais clientes. Lembre-se: fotos de eventos corporativos têm a missão de despertar o interesse de participantes em potencial e blindar e envolver os seus visitantes atuais. Use essas dicas para potencializar o poder das imagens que você tem em mãos.

2 - Use as fotos que utilizam técnicas diferentes.

Sempre procuro fotografar misturando técnicas que vão desde múltipla exposição ou até horizontes inclinados ao fotografar palestrantes. Tire um tempo para olhar rapidamente todas as fotos do seu pacote de imagens e separe as 5 que mais chamarem a sua atenção durante essa varredura. Estas imagens que causam uma certa estranheza podem ser as que mais irão chamar a atenção de outras pessoas também. Se puder teste essa seleção que você fez com pessoas ao seu lado, pergunte o que acham. Imagens com elementos fora do padrão contribuem para que o olhar da pessoa navegue mais na foto, proporcionando maior contemplação da imagem.

Multipla exposição

Multipla exposição

Multipla exposição

3 - Busque sorrisos, interação e espontaneidade.

Enquanto a maioria dos eventos corporativos querem fotos posadas, a espontaneidade continua em alta. Lembre-se que as pessoas (geralmente) não gostam de ser fotografadas, por isso as fotos posadas tendem a ser duras e chatas. Você vai ter uma variedade enorme de imagens espontâneas para explorar o melhor dos seus convidados, então, por que escolher as fotos de grupos? Treine o olhar para separar sorrisos e interações de pessoas que traduzam o que o seu evento propõe: relacionamento, troca de conhecimento e interação. Coloque a pessoa que vê a foto dentro do evento novamente. Desafie-se a ficar mais divertido. Confie na criatividade do seu fotógrafo e você terá imagens que resistirão e permanecerão no Instagram. “É provável que (com o tempo) você diminua o número de participantes (e o tamanho) dos seus eventos quando você percebe que eles se divertem mais e compartilham mais fotos e informações em um evento mais exclusivo, o resultado e repercussão é muito melhor”, ouvi isso de um grande cliente diversas vezes.

4 - Use tomadas abstratas para marketing.

Outra dica sobre fotografia de eventos: embora seja importante mostrar fotos de participantes se divertindo, também é importante usar fotos mais abstratas que não sejam focadas em pessoas. Isso é muito válido se você for utilizar as fotos do evento corporativo para marketing e publicidade. “Como pessoas, nos concentramos nos rostos, isso pode ser positivo e poderoso - mas também pode ser uma distração. Então, se você está tentando retratar um evento de networking profissional, pode ser mais fácil para o participante se imaginar dentro da cena de uma imagem abstrata com um leve borrão.” Outro ponto importante é: usar um rosto para publicidade pode lhe causar um problemão se você não tiver a autorização de uso de imagem desta pessoa, mas isso é um outro assunto que vou retratar depois.

5 - Confie em seu fotógrafo.

Tem coisa mais tranquilizadora do que trabalhar com uma equipe pontual, discreta e profissional? Acho que não inventaram ainda. E isso a tecnologia não vai criar. Muitas vezes você poderá receber uma indicação desconhecida que poderá estar disposto a fotografar o evento em troca da apresentação do trabalho, mas lembre-se: a segurança de ter um material de qualidade, no prazo e da maneira que você precisa não tem preço. O valor que você investiu no evento e o que espera de repercussão vale o risco?

Using Format